Pilares são componentes estruturais que tem a função de transferir o peso do prédio acima
do pilar para os componentes abaixo do mesmo.
PILAR
LAJE
VIGA
CARGA RECEBIDA DOS
COMPONENTES ACIMA
CARGA TRANSFERIDA PARA
OS COMPONENTES ABAIXO
Os esforços atuantes ao longo do pilar são, geralmente, esforços de compressão que são
resistidos, uma parte, pela secção de concreto e o restante pela armadura.
ATENÇÃO: Os desenhos são esquemáticos para efeito didático.
Separando os componentes, teremos um estado de esforços como o seguinte:
Componentes “lineares” como pilares e armadura quando submetidos a esforços de
compressão têm a tendência à flambagem.
Para evitar a flambagem na seção de concreto, aumenta-se a área da seção transversal,
criando maior rigidez. O aumento é suficiente para que o pilar não venha a flambar com
aquela carga de projeto.
AUMENTO DA SEÇÃO
TRANSVERSAL
Para evitar a flambagem da armadura, colocam-se estribos
INSTALAR
ESTRIBOS
MAIS
ESTRIBOS
Muitos profissionais da construção, principalmente pedreiros e armadores, pensam que a
finalidade dos estribos é apenas para facilitar a montagem da armadura longitudinal.
PROBLEMA DE CORROSÃO:
Frequentemente encontramos pilares com o cobrimento destacado pela ação das
intempéries.
Figura 1: Caso de destacamento Figura 2: Caso de destacamento
à meia altura do pilar: no pé do pilar:
Se o cobrimento tivesse sido suficientemente impermeável não ocorreria o destacamento.
COMO CORRIGIR:
Tenho constatado que as tentativas de correção do problema trazem 3 tipos de erros:
1º Erro:
Remoção de parte do concreto em volta da armadura.
A armadura oxidada deve ser restaurada. Para a remoção da camada de ferro oxidado
remove-se parte do concreto em volta e aplica-se escova de aço ou jateamento com
areia para expor a parte sã da armadura.
REMOÇÃO DE
PARTE DO
CONCRETO
FLAMBAGEM
PARA
DENTRO
Caso seja removido o concreto na parte interna do pilar, em extensão maior que o
espaçamento entre estribos, corre-se o risco da ocorrência de flambagem da armadura
para dentro do pilar. Lembre-se que o espaçamento dos estribos é determinado em
função da flambagem da armadura longitudinal.
2º Erro:
Remoção do estribo fortemente atacado. Aqueles que pensam que o estribo existe
apenas para facilitar a montagem da armadura longitudinal não verá nenhum
problema em remover um ou mais estribos.
FLAMBAGEM
PARA FORA
Caso seja removido um ou mais estribos, ocorrerá a flambagem para fora.
3º Erro:
Reconstituição do cobrimento com argamassa comum.
Muitos pensam que a oxidação das armaduras ocorrem devido à oxidação do ferro na
presença de água.
Entretanto, o fenômeno é muito mais complexo. Ocorre uma Corrosão Catódica na
presença de umidade, com a armadura exercendo o papal de anodo. Há oxidação do
ferro com desplacamentos de oxido de ferro.
Figura 3: Formação de par galvânico: Figura 4: Desplacamento da armadura:
Mais detalhes em http://www.ebanataw.com.br/roberto/trincas/caso38.htm
Para a solução do problema, não basta pintar a armadura e reconstituir o cobrimento.
Uma das soluções é fornecer ao par galvânico um anodo de sacrifício com polaridade
maior que a do ferro. Um bom anodo de sacrifício é o alumínio.
Figura 5: Anodo de sacrifício (em
vermelho) que é sacrificado no lugar
do ferro:
Figura 6: Produto TELA-G:
Antigamente, fazia-se a “proteção” da armadura com uma simples “pintura” de
zarcão.
Com o melhor conhecimento dos fenômenos envolvidos, desenvolveram-se materiais
mais complexos que produzem, efetivamente, a proteção da armadura.
Uma combinação feliz é feita com os seguintes produtos comerciais:
Protetor anticorrosivo das armaduras
Aplicar com pistola ou pincel o produto ARMATEC ZN da
Otto Baumgarten ou similar seguindo as instruções da
embalagem.
Endurecimento de partes desagregadas
Aplicar com pincel o produto IMPERMUR da Sika ou similar
em todas as partes afetadas e que apresente porosidade e ainda
algum grau de desagregação seguindo as instruções da
embalagem.
Novo Cobrimento
Aplicar com espátula e desempenadeira o produto REPARO
ESTRUTURAL da Quartzolit ou similar seguindo as
instruções da embalagem.
Fonte:Clube dos Engenheiros Civis