Mais lidas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fundações rasas de alvenaria de pedra, corridas – baldrames e alvenarias de tijolos cerâmicos.

Caros
Esta é a parte final do que penso sobre a construção de fundações rasas, comuns, para edificações de pequeno porte, sejam elas populares, ou não.

Considerando que no trabalho original usei termos regionais, ora atualizei os desenhos elaborados em 2006 e complementei o texto.

Algumas fotos que constam do trabalho foram colhidas da Internet de forma aleatória.
O trabalho não se esgotou porque há outros tipos de fundações e sistemas construtivos que não foram abordados, e estou receptivo a receber críticas e contribuições.

Considero terminada a minha tarefa e espero que a ABECE, em sua busca de se fortalecer Brasil a fora, assuma a missão de regrar o assunto aqui abordado, trabalhar os SINDUSCONs, os agentes financiadores, especialmente a CEF, O Ministério das
Cidades, o Programa Minha Casa Minha Vida etc.

Casa popular não requer luxo, mas deve ter boa qualidade.
Abraços caetés
Eng.º Civil Marcos Carnaúba
CREA 3034 D -PE/FN

EXECUÇÃO CORRETA

image

EXECUÇÃO INCORRETA

image

O lastro de piso, de concreto simples tem funções sanitárias e de salubridade, isolante da umidade e protetora da ação de roedores, cupins e de outros insetos nocivos.

São de uso obrigatório as normas da ABNT: Lei N.º 8.078-11/09/1990 e Decreto Lei N.º 2.181 - 20/03/1997.
Maio de 2006.

 

SISTEMA CONSTRUTIVO COERENTE
1-Sondagem do terreno, análises do ambiente – solo e água – dimensionamento e detalhamento da fundação.
2-Abertura das cavas b ≥ 40 cm, apiloamento e nivelamento do fundo das cavas.
3-Lastro inicial de argamassa ≥ 10 cm no fundo da cava. Traço da argamassa 1:5 – cimento e areia.
4-Lançamento de pedras maiores sobre o lastro inicial, usando marreta para assentá-las; em seguida pedras menores (de mão), arrumadas, marretadas preenchendo os vazios com argamassa e fragmentos de pedras.
5-Execução da alvenaria de pedra - (ou de concreto ciclópico) – com argamassa de cimento e areia no traço 1:5 – não adicionar água durante o assentamento das pedras, vício comum de pedreiros.
6-Execução do baldrame em tijolos maciços bem queimados - absorção de água ≤ 20% do peso - argamassa 1:6 (cimento e areia); impermeabilizar as faces superior e laterais com argamassa de cimento e areia, traço 1:4 acrescentando aditivo específico; compactar e nivelar o aterro interno; implantar tubulações hidrosanitárias e outras. O baldrame pode ser executado de concreto simples, ou blocos.
7-Executar a camada impermeabilizadora – lastro de piso - de concreto simples (≥ 250 kg de cimento/m3), sem juntas, com espessura h ≥ 10 cm sobre toda a superfície da edificação faceando com as prumadas das paredes externas, impedindo a umidade por capilaridade. Rebaixar de 3 cm as áreas internas de WC, cozinhas, áreas de serviço e outras.
8-Executar as alvenarias de tijolos cerâmicos bem cozidos, leves, sonoros – absorção de água ≤ 20% do peso - ou blocos, com argamassa de cimento e areia no traço 1:8, ou em cimento, cal em pasta e areia no traço 1:2:9; as juntas horizontais e verticais – estas alternadas de metade do tijolo - devem ser reentrantes escavadas com a ponta da colher de pedreiro.
9-Executar o chapisco em cimento e areia no traço 1:3 sobre todas as superfícies das alvenarias.
10-O emboço não será aqui abordado – observar o que consta da NBR 7200 – uso de cimento ou cal.
OBSERVAÇÕES.
1-O saibro – também conhecido como traço – não tem respaldo normativo para os serviços abordados.
2-As fundações aqui abordadas, se bem projetadas, dispensam cintamentos de concreto armado.
3-As juntas reentrantes das alvenarias economizam argamassa e permitem formar uma malha de aderência do futuro revestimento. As saliências da argamassa de assentamento – comuns em nossas obras – não condizem com a boa técnica.
4-É importante molhar os tijolos antes de assentá-los.

 

FOTO 1- EXECUÇÃO CORRETA

image

LASTRO FACEANDO COM PRUMADAS DE PAREDES EXTERNAS

FOTO 2 - EXECUÇÃO CORRETA

image

ELEVADA DO TERRENO NATURAL – BALDRAME IMPERMEÁVEL

FOTO 3 - EXECUÇÃO INCORRETA

image

SEM ELEVAÇÃO DO TERRENO NATURAL

FOTO 4 - EXECUÇÃO INCORRETA

image

SEM ELEVAÇÃO DO TERRENO NATURAL

FOTO 5 - EXECUÇÃO INCORRETA

image

SEM ELEVAÇÃO DO TERRENO NATURAL-UMIDADE ASCENDENTE

image

CONJUNTO APARENTEMENTE CONCLUÍDO

NOTE: Este trabalho é fruto de experiência vivida durante a supervisão de análise de projetos, elaboração de especificações técnicas construtivas, e fiscalização da construção de centenas de casas populares e apartamentos.
Vasta bibliografia foi consultada para aprimorar e atualizar as recomendações aqui contidas, visando, apenas, ressaltar o dever do engenheiro, e do arquiteto, de usar boa técnica construtiva para todo e qualquer tipo de edificação.
Atualizado em julho de 2010.

 

R. Desp. Humberto Guimarães, 587 – Ed. Solar de Greenwich – ap.601.Ponta-Verde, CEP. 57035-030
Tel. (082) 3231.3232 -Cel. 9981.6748 - e-mail: marcarnauba@gmail.com – Maceió – AL- Brasil

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pintura asfáltica inflamável

Adeflex

image

O que é?
Pintura asfáltica composta de asfaltos modificados, plastificantes e solventes orgânicos.
Aplicada a frio sobre superfícies de concreto, argamassa, alvenaria, metal, PVC, fibra de
vidro, etc.

Como usar?

Technorati Marcas: ,


Adeflex é uma solução asfáltica que forma um filme de excelente aderência, ideal para ser
utilizada como:
Primer para colagem de mantas asfálticas;
Primer para impermeabilizações com soluções asfálticas moldadas no local;
Primer para selantes asfálticos;
Proteção anticorrosiva em metais;
Pintura impermeável em baldrames, alicerces e muros de arrimo;
Pintura impermeável para fachadas, quando for aplicada sob película de vidro. Forma
eficiente barreira contra a umidade, permitindo perfeito acabamento, enaltecendo a película.
Aplicada na pintura de madeiras utilizadas para confecção de mourões.
Forma um filme flexível;
Proteção da estrutura contra agentes agressivos, como ambiente marítimo e chuvas ácidas;

Quais as vantagens?


Ótimo poder de adesividade sobre diversos materiais;
Excelente agente antioxidante e anticorrosivo para superfícies metálicas;
Excelente desempenho quando utilizado como pintura de fachada, antes da colocação de
revestimentos como: granitos, pele de vidro, etc.

O local a receber o primer Adeflex deve estar limpo, seco e regularizado com caimento mínimo de 1% em direção aos pontos de escoamento de água, preparada com argamassa de cimento e areia média, traço 1:3, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água para maior aderência ao substrato.

Essa argamassa deverá ter acabamento desempenado, com espessura mínima de 2cm.
Adeflex é aplicado a frio com pincel, rolo de pintura (lã de carneiro) ou broxa em uma
demão, logo após a limpeza da superfície.


O tempo de secagem é de aproximadamente 6 horas com temperatura média de 25° C e
umidade relativa do ar de 70% Concreto e Alvenaria: de 0,3 a 0,4 litros/m2 por demão.
Estruturas Metálicas e Tanques: de 0,2 a 0,3 litros/m2 por demão.

Se precisar  usar este produto entre em contato com nossa consultoria

imperconsultoria@gmail.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Estádios construidos com legos

E na cidade da copa.

Escrito por Rudo Mungoshi

Leicester Road Primary School with their winning piece

escolares Joburg fez a cidade orgulhosa de uma competição provincial para construir estádios de futebol usando Lego e suas imaginações.

APÓS lutando por várias semanas para construir um estádio de futebol usando tijolos de plástico, vencedor do concurso de construção Lego Stadium foi uma maneira de boas-vindas para começar as férias escolares longo para as crianças de 15 escolas de toda a Gauteng.

 

construção de Lego é uma boa maneira de reforçar a imaginação das crianças, diz MEC para a educação, Barbara Creecy

Os prêmios foram entregues às escolas na segunda-feira, 14 junho, no Sci-Bono Discovery Centre em Newtown para a construção de estádios de futebol criativo e inovador de blocos Lego. Eles foram escolhidos dentre 43 escolas que participaram.

Os modelos foram construídos apenas com a imaginação, as crianças não tem instruções com seus kits de Lego.

Leicester Road Primary School, em Kensington, Joburg Leste, foi um dos vencedores. Professor Noel Lucas disse que a competição ajudou os alunos a explorar suas mais além e pensar fora da caixa. Durante a construção do seu modelo, eles lutaram para chegar à altura certa e campo de futebol do estádio.

"Cada criança trouxe em suas próprias idéias e habilidades. Apesar de não concordar com o outro nos primeiros dias, fomos obrigados, numa fase posterior para se sentar e chegar a um outro," disse.

Tamlyn Harker, um de seus alunos, disse que aprendeu a importância de trabalhar com os outros alunos como uma equipe. "Foi muito divertido eo projeto me ajudou a tirar minha mente do stress que passou por exames de escrita."

As escolas vencedoras foram: Laerskool Rynfield, em primeiro lugar; Glenanda Primário, em Joanesburgo; Pinedene primária; Frances Vorwerg em Joanesburgo; Lenasia escola muçulmana em Joanesburgo; Leicester Road Primary, em Joanesburgo, Primary Highveld, Primary Tshirela; Madibatlou primária; Walter Sisulu Primária Delville; Nkosi James primário, primário Thulani; Raa Michel primário, primário Mphe-Thuto e Laerskool.

Concorrência
A competição foi realizada em colaboração com a LEGO Education eo departamento de Gauteng da educação.

Winners walked away with footballs and football jerseys

Vencedores saí com bolas e camisetas de futebol

Mais de 2,36 milhões de peças de Lego e placas de tamanho padrão para construir os estádios em que foram distribuídos nas escolas. Cada escola participante - que veio de tão longe como Orange Farm e Vanderbijl Park - recebeu uma doação de 000 R50 valor de Lego.

Situado perto da Estação de fora Olifantsfontein Pretoria, Madibatlou Primary enfrentou muitos desafios em terminar o projeto a tempo. "O nosso tempo era limitado e coincidiu com as avaliações prazo. Tivemos que dividir o estádio várias vezes antes de vir acima com um projeto adequado", disse Dikeledi Matshitela, um professor na escola.

Aprendizes escolhidos para tomar parte teve de trabalhar durante o horário escolar, especialmente no início da manhã antes de iniciar as aulas e durante as férias. Matshitela, que ensina classes 4-9, lutaram para espremer em um momento de supervisionar as crianças a construção do estádio.

"Nós não poderíamos fazer esse projeto depois do horário escolar ou aos sábados, porque a nossa escola está localizada em uma área perigosa e transporte é um problema enorme", disse Matshitela. "Mas nós conseguimos sobreviver e torná-lo".

Certa vez, Matshitela chegou no início da manhã e percebeu que ladrões haviam arrombado a staffroom durante a noite, onde manteve seu estádio. "A primeira coisa que entrou na minha mente foi que os ladrões haviam levado o nosso estádio!" disse ela. "Eu corri para dentro ... só para descobrir que eles tinham apenas roubado comida da geladeira e não tinha tocado no estádio."

Mudiwa Allen, um dos alunos em Madibatlou, descreveu a diversão que tinha a construir o estádio. "O projeto foi o nosso próprio, e eu aprendi que a tecnologia desempenha um papel importante na proteção de nossas vidas."

Ele abriga uma profunda paixão pela construção e agora acredita que brincar com blocos de Lego pode ser ótima maneira de lançar sua carreira planejada.

Brinquedo
Falando na cerimónia, a ministra dinamarquesa da Cultura e Esportes, Per Stig Møller, elogiou a LEGO Education para dar a alunos com idade entre três e 11 anos, a vantagem de adquirir competências criativas de jogar e trabalhar com Lego.

A football stadium built by children from James Nkosi Primary School

Um estádio de futebol construído por crianças a partir de James Nkosi Escola Primária

"Espero que as crianças do Sul Africano terá a oportunidade de jogar bem e por isso tem um futuro onde a criatividade será parte da plataforma de ensino", disse Møller.

Lego é formado de duas palavras dinamarquesas "leg godt"que significa" brincar bem ". O brinquedo é um ícone dinamarquês. O simples studded, plástico tijolos entrelaçados tornaram-se um dos mais conhecidos e populares brinquedos do mundo.

Eles permitem que as crianças e outros para desenvolver a sua criatividade, imaginação e curiosidade e deixá-lo vaguear livre.

O MEC Gauteng para a educação, Barbara Creecy, disse que a construção Lego foi uma ferramenta importante para as escolas que sofrem muitos desafios na gestão do seu currículo. "Introducing construção Lego nas escolas irá percorrer um longo caminho para disparar a imaginação dos jovens."

A premiação incluiu o pontapé de saída de Robocop Soccer. Robocop Futebol é uma competição internacional de robótica projetado para inspirar a pesquisa em inteligência artificial. O final Robocup 2010 terá lugar em Singapura.

A Lego Estádio concorrência Building acrescenta a Ciência Sci-Bono de exposição de Futebol, a realizar em toda a Copa do Mundo. As entradas da escola também vai estar em exibição durante as férias de junho / julho.

Para obter mais informações, contacte o Sci-Bono centro Discovery em 011 639 8491. O centro está aberto sete dias por semana 09:00-07:00 e fica na esquina das ruas Presidente e Miriam Makeba, em Newtown.

Fonte: SITE OFICIAL DA CIDADE DE JOANESBURGO

Concurso de casas sustentaveis

1º lugar

Divulgação: Equipe de Virgínia

Casa à noite

Projeto: Lumenhaus
Equipe: Virginia Polytechnic Institute & State University
País: Estados Unidos
Pontos: 811,83

2º lugar

Divulgação

Projeto: Ikaros Bavária
Equipe: University of Applied Sciences Rosenheim
País: Alemanha
Pontos: 810,96

3º lugar

Divulgação

Projeto: Stuttgart Team
Equipe: Stuttgart University of Applied Sciences
País: Alemanha
Pontos: 807,49

4º lugar

Divulgação

Projeto: Armadillo Box
Equipe: Ecole Nationale Supérieure d'architecture de Grenoble
País: França
Pontos: 793,84

5º lugar

Divulgação

Projeto: LUUKKU
Equipe: Helsinki University of Technology
País: Finlândia
Pontos: 777,01

6º lugar

Divulgação

Projeto: Team Wuppertal
Equipe: Bergische Universität Wuppertal
País: Alemanha
Pontos: 772,72

7º lugar

Divulgação

Projeto: Napevomo House
Equipe: Arts et Métiers Paris Tech
País: França
Pontos: 762,67

8º lugar

Divulgação

Projeto: RE:Focus
Equipe: University of Florida
País: Estados Unidos
Pontos: 743,22

9º lugar

Divulgação

Projeto: SML House
Equipe: Universidad CEU Cardenal Herrera
País: Espanha
Pontos: 736,55

10º lugar

Divulgação

Projeto: Living Equia
Equipe: Fachhochschule fur Technik und Wirtschaft Berlin
País: Alemanha
Pontos: 728,85

11º lugar

Divulgação

Projeto: Bamboo House
Equipe: Tongji
País: China
Pontos: 682,84

12º lugar

Divulgação

Projeto: Solarkit
Equipe: Universidad de Sevilla
País: Espanha
Pontos: 677,82

13º lugar

Divulgação

Projeto: Low³
Equipe: Universidad Politécnica de Cataluña
País: Espanha
Pontos: 667,58

14º lugar

Divulgação

Projeto: La Envolvente Del Urcomante
Equipe: Universidad de Valladolid
País: Espanha
Pontos: 650,98

15º lugar

Divulgação

Projeto: Nottingham House
Equipe: University of Nottingham
País: Inglaterra
Pontos: 643,18

16º lugar

Divulgação

Projeto: Sunflower
Equipe: Tianjin University
País: China
Pontos: 584,79

17º lugar

Divulgação

Projeto: Fablabhouse
Equipe: Instituto de Arquitectura Avanzada de Cataluña
País: Espanha
Pontos: 582,81

Fonte: Piniweb

Pesquisar este blog