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domingo, 19 de outubro de 2014

Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central

Vários clientes ja me pergutaram se poderiam por manta asfáltica no assoalho de seus carros, eu particulamente nunca tinha visto mas sábia de gente que já tinha feito, e não é que pelas minha andanças pela net achei um tutorial que ensina justamente isso!, muito bom e bastante curioso, vale a pena conferir.
Bom, esse tutorial não vai ser uma receita de bolo, mais vai ajudar muito a quem se aventurar! Vou postar fotos do processo, algumas medidas, enfim, como eu fiz, mas quando cada um fizer,
provavelmente vai fazer do jeito que achar melhor.

Antes de tudo, nem eu nem o site (administradores e moderadores) se responsabilizam por merd*s que possam acontecer.Como isso envolve um processo trabalhoso e principalmente fogo (é necessário um maçarico), o RISCO É GRANDE!
INÍCIO: Bom, o GSi (e acredito que todos os Kadetts) tem um
ruído relativamente alto proveniente do motor e do barulho de
rodagem. Com certeza para época em que o Kadett foi produzido esse barulho era bem baixo, mas para os padrões de hoje já é bem barulhento, basta andar em qualquer carro médio moderno, do porte do Kadett para ver, ou melhor, não ouvir tanto barulho.
Tive um problema no assoalho como podem ver nesse tópico
http://www.kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?t=2404 , daí
como estava com tudo desmontado e eu tinha muita vontade de
reduzir o barulho e o calor, decidi meter a cara na idéia.
RESULTADO: O que posso dizer é que o calor nos pés proveniente do túnel diminuiu muiiito. Além disso, a 170Km/h e obviamente
mais de 5.600RPM ainda dá pra conversar legal dentro do
carro! A manta não faz milagres, mas com absoluta certeza
melhora muito o isolamento termo-acústico, porém os barulhos de plásticos do Kadettão acabam ficando mais evidentes pelo menor ruído interno.

RESUMO DO PROCESSO: O processo consiste em recortar pedaços de manta-asfáltica (com tesoura ou estilete) no formato do assoalho (esses pedaços ficarão parecidos com uns tapetes).
Derreter parcialmente essas mantas e logo em seguida posicioná-las no assoalho, para que as mesmas grudem na lataria, formando uma camada sobre o assoalho. Para isso será necessário desmontar boa parte do interior. É preciso tirar todos os bancos, console central (túnel), acabamentos laterais nas borrachas
das portas, acabamentos na coluna da porta (onde fica o módulo de injeção) e tirar todo o carpete!!!
MATERIAL  UTILIZADO:
03 metros de manta-asfáltica (simples / sem alumínio) de 03mm de espessura = R$36,00;
02 metros de manta-asfáltica (com alumínio em uma face) de 02mm de espessura = R$30,00;
IMPORTANTÍSSIMO: Luva de proteção, melhor se for de couro = R$5,00;  Maçarico para derretimento da manta (não sei o
preço, pois emprestei) e botijão de gás de cozinha; Soprador térmico para derreter as peças pequenas (até dá para usar o
maçarico); Estilete, tesoura, régua (aquela de pedreiro ou
uma madeira reta); Boa vontade, ajuda é importante, paciência
e muiiiiiiito cuidado! Pode ser necessário mais algum item, mas no resto do tuto dá pra ter uma boa idéia.
No rolo é possíl perceber que existe uma parte onde tem os lipos daVil(fabricante), 02 metros de manta comum dão no limite, o melhor são mesmo 03 metros. Os 02 metros de manta aluminizada são para cobrir o túnel e parte do assoalho onde sobe
para a parede de fogo. 02 metros dão e sobram.
A MANTA: Esse é um rolo de manta-asfáltica comum
image ela tem um filme plástico. É esse filme que será aquecido. É o
lado da manta virado para baixo.
Essa é manta aluminizada, obviamente a parte a ser aquecida
é a que não tem a camada de alumínio.
image  image
CORTANDO A MANTA: Como falei anteriormente, é necessário cortar a manta como se fosse um tapete, com as curvas do assoalho e túnel. Aqui vai uma idéia de como ficarão os pedaços
cortados.
Frentedo carro (motor)
image
Bancostraseiros
As peças cinza escuro são de manta comum, as cinza claro são de manta aluminizada. Essa é uma vista superior, como se estivesse
vendo o carro por cima.
image
Aqui provavelmente a melhor opção de disposição (econômica) para se cortar as peças.

image As posições aqui são para uma referência, pois será muito difícil
seguir essa receita econômica sem gabaritos.Nos passos a seguir irei mostrar o corte da maioria das peças. As medidas apresentadas são aproximadas, é bom deixar uma pequena folga e cortar o excesso depois. Para cortar a manta será necessário
um bom estilete, uma boa tesoura e uma régua grande. Essa
régua pode ser aquela de pedreiro, mas qualquer coisa reta semelhante pode ser usada. 
Cortando a manta dos assoalhos traseiros: Corte um pedaço retangular da manta, seguindo a disposição apresentada acima, com as medidas abaixo. coloque esse pedaço no assoalho e com o estilete marque os recortes necessários. Coloque novamente
no lugar e verifique se não ficarão sobras, pois isso dificulta a
instalação. Se ficar um pouco menor que o assoalho, não esquente, é muito difícil tudo encaixar muito certinho mesmo, e é
até melhor que fiquem alguns pequenos espaços nas bordas.
image  O restante do procedimento é a mesma coisa, fazer um lado e sobrepor na outra peça.
Cortando a manta dos assoalhos dianteiros:
image 
Depois das duas peças cortadas (esquerda e direita), faça esse recorte triangular na lateral que serve para a peça encaixar melhor no assoalho. Depois que as peças estiverem corretas, corte-as em 03 partes, como mostram as linhas tracejadas,
pois colocar uma peça tão grande, quente e derretida com maçarico é muito difícil.
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image
image 
image APLICANDO A MANTA-ASFÁLTICA:
Nesse processo é necessário o máximo de cuidado, pois envolve
um maçarico! A luva de proteção é indispensável, bem como a
ajuda de outra pessoa. image
Só parater uma idéia, olha só como aluva ficaapós o processo, isso porque durante a execução eu ainda tirei muito asfalto grudado nela! Portantotentar fazer sem luva é queimadura grave na certa!

Iniciando o processo: Para aplicar a manta, é necessário aquecê-la com o maçarico até a mesma derreter. O lado a ser derretido é
o lado que possui um filme plástico. É necessário aquecer até que boa parte do filme derreta, mas não completamente.
Não adianta nada por a manta no lugar e aquecer por cima com o maçarico, assim só a parte de cima derrete e pode até pegar fogo! Faça com paciência!
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   Exemplo de como derreter a manta:
Para cada peça que você for colocar há um jeitinho, portanto
ensaie tudo o que você for fazer, desde que parte derreter primeiro, até onde pegar na manta e como encaixa-la. Isso é
importante! Até mesmo porque isso te ajudará a conferir se
todos os encaixes estão corretos.
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image
Depois de bem fixada, vire a parte não derretida da manta para
cima, comece aquecendo pela parte mais próxima da já colada e
vá pressionando até toda a manta ficar grudada.  é necessário enfiar o maçarico dentro do carro!!!
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image 
Depois de todo esse processo, se os espaços entre as mantas te incomodarem, você pode comprar uma massa-asfáltica e aplicar com espátula nas fendas. Não são tão necessários assim. A massa que eu conheço é da Vedacit e chama-se Carbolástico, use a nº 02.
Agora vão as fotos de tudo montado!
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Assoalho dianteiro esquerdo:

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image
image image O RESULTADO FINAL PODE ATÉ NÃO SER BONITO, MAS COMO
JÁ FALEI NO COMEÇO É EXCELENTE, O RUÍDO DIMINUI BASTANTE E O CALOR TAMBÉM. ALÉM DO MAIS, A ESPUMA
E CARPETE COBREM TUDO. E POR FALAR EM CARPETE, OBVIAMENTE O ASSOALHO GANHARÁ PELO MENOS 3MM DE
ALTURA  A MAIS COM A MANTA, PORÉM COMO É POR IGUAL, O
CARPETE ASSENTA BEM E FICA PERFEITO COMO ORIGINAL, SEM QUALQUER ENRUGADO.

AGRADECIMENTOS A TODOS QUE DERAM UMA GRANDE FORÇA
NO TÓPICO SOBRE O PROBLEMA COM O ASSOALHO E COM ESSE
PROJETO MALUCO!

o Gomes, Guru, Silverfox, Tom Sawyer, Adscobo, kdtprt, iíRoberto, Kandisko, FabrcATHOS, dimitrigsi, diegomt182, Diego Paiva, PauloM, rod gsi
turbo...
Visitem e
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Tutorial na integra em pdf;
Tuto - Instalação de manta asfáltica V01

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