Mais lidas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Obra de ponte de 3,6 mil metros de extensão avança no Amazonas

Obra de ponte de 3,6 mil metros de extensão avança no Amazonas

Ponte acima do Rio Negro terá, além de trechos convencionais sustentados por 72 estacas, duas partes estaiadas em seu centro, para permitir a navegabilidade no rio

Ana Paula Rocha

    A obra da ponte Rio Negro, no Amazonas, com 3,6 mil metros de extensão, já passa da metade. "A fundação está praticamente 90% concluída, os blocos e pilares 60%, e a superestrutura 30%", explica o engenheiro Catão Ribeiro, diretor da Enescil, empresa responsável pelo projeto executivo da obra. A ponte, que vai custar R$ 574 milhões, interligará a região metropolitana de Manaus à cidade de Iranduba.

    clip_image001

    Em sua extensão, a ponte terá dois trechos convencionais, localizados próximos às margens do Rio Negro, e dois trechos estaiados, na parte central do rio. Segundo Ribeiro, o emprego de estais foi necessário para não impedir a navegabilidade do rio. "O trecho estaiado permite, na vertical, um gabarito de navegação de 55 metros na época de cheia do Rio Negro e 70 metros na de seca. Já na horizontal, para se ter um vão de 200 metros, só mesmo com a solução estaiada", disse.

    Para o engenheiro, as peculiaridades da Região Amazônica foram os maiores desafios na elaboração do projeto executivo da obra. "O local possui lâminas d''água acima de 50 metros, o que resultou na adoção de estacas com até 70 metros de altura que estão sendo escavas com auxilio de lama bentonítica", afirma Catão Ribeiro. Ao todo, serão utilizadas 72 estacas ao longo da ponte, que terão uma extensão de 45 metros entre cada uma.

    A previsão é de que o Consórcio Rio Negro, formado pelas empresas Camargo Corrêa e Construbase Engenharia, e responsável pela execução da ponte, conclua a obra em março de 2010. O investimento de R$ 574 milhões será financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

    clip_image002

    Ponte interligará a região metropolitana de Manaus à cidade de Iranduba

    clip_image003

    Detalhe das obras em uma das margens do Rio Negro

    clip_image004

    Trechos convencionais ficarão nas extremidades próximas do Rio. Já no centro,

    estarão as pontes estaiadas

    clip_image005

    Detalhe da obra da Ponte Rio Negro

    clip_image006

    As 72 estacas do trecho convencional terão 70 metros de altura

    clip_image007

    Imagem mostra materiais que serão utilizados na obra

    clip_image008

    Ponte Rio Negro

Fonte; www.piniweb.com.br

Pesquisar este blog