Mais lidas

domingo, 27 de março de 2011

DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA

 

 

Distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. A distribuição física preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a companhia oferece para vender e que não planeja executar planejamentos posteriores.

 

Desde o instante em que a produção é finalizada até o momento no qual o comprador toma posse dela, as mercadorias são responsabilidade da Logística.

A administração da distribuição física se processa em três níveis: estratégico; tático e operacional.

- Nível estratégico – decisão de modo geral de qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição (localização dos armazéns, seleção dos modais).

 

- Nível tático – significa utilizar os recursos da distribuição física (caminhões, armazéns, sistemas de processamento de pedidos). Seus responsáveis tentam atingir a maior utilização possível.

-Nível operacional – refere-se às tarefas diárias que o gerente de distribuição e seus subordinados devem desempenhar para garantir que os produtos sejam movimentados (carregar caminhões, embalar produtos). O foco se concentra na supervisão e realização de tarefas.

3.1) Componentes do sistema de distribuição
A distribuição física de produtos é realizada com a participação de alguns componentes a saber :
- Instalações físicas;
- Estoque de produtos;
- Veículos;
- Informações diversas;
- Softwares;
- Custos;
- Pessoal.

3.2) Configurações do sistema de distribuição

Muito embora possa ocorrer , na prática, um número razoável de situações diversas na distribuição física de produtos, podemos resumi-las em duas configurações básicas, a saber :
3.2.1) Distribuição “ um para um”
Processo em que o veículo é totalmente carregado no depósito da fábrica ou num centro de distribuição (CD) e transporta a carga para um outro destino, podendo ser outro CD, uma loja ou outra instalação qualquer.
Neste tipo de distribuição o carregamento do veículo é realizado de forma a lotá-lo completamente. Na linguagem do pessoal de transportes, este tipo de distribuição é denominado transferência de produtos.

3.2.1.1) Elementos básicos

Este tipo de distribuição é influenciada por alguns fatores :
• distância entre o ponto de origem e o ponto de destino;
• velocidade operacional;
• tempo de carga e descarga;
• tempo porta a porta;
• quantidade ou volume de carregamento;
• disponibilidade de carga de retorno;
• densidade da carga;
• dimensões das unidades transportadas;
• valor unitário;
• acondicionamento;
• grau de fragilidade;
• grau de periculosidade;
• compatibilidade entre produtos de natureza diversa; e
• custo global.
A velocidade operacional é a velocidade média entre os pontos de origem e destino , descontando os tempos nos terminais, ou seja, retirando os tempos de carga e descarga, tempos de espera para a carga ser recebida pelo cliente e etc. Assim, para uma transferência entre dois pontos A e B :
clip_image001Vop = distância entre A e B
t AB - t terminais
onde t AB é o tempo total da viagem entre A e B e t terminais representam o somatório dos tempos de carregamento, de descarga e esperas. Nas viagens intermunicipais, a velocidade operacional é fortemente condicionada pelas características das estradas . As condições de má conservação das rodovias, hoje observadas no país, reduzem bastante a velocidade operacional dos veículos, prejudicando sua produção e acarretando aumento nos custos operacionais.
A distância é um dos elementos que mais influem nessa forma de transporte, pois condiciona a seleção do tipo de veículo, o dimensionamento da frota, o custo e o frete a ser cobrado do usuário. Para aproximação do cálculo da distância entre 2 pontos , um dos métodos mais utilizados é a aproximação da distância em linha reta através da expressão :
d real = k 1 X d reta

onde k1 é um fator de correção que varia entre 1,35 a 1,40 , dependendo das condições da malha viária, do trânsito e de diversos outros fatores. A distância em linha reta pode ser obtida através de programas de informática, cartas e mapas rodoviários etc.
clip_image003
3.2.2) Distribuição “ um para muitos”
Nesse tipo de distribuição , o veículo é carregado no CD do varejista com mercadorias destinadas a diversas lojas ou clientes, e executa um roteiro de entrega pré-determinada. O veículo parte do depósito carregado e percorre uma distância d até o bolsão de entrega. Dentro do bolsão, o veículo realiza n visitas a diversos clientes.
A distribuição “ um para muitos “ é influenciada por 15 fatores, quando encarada sob o ponto de vista logístico. São eles :
- divisão da região a ser atendida em zonas ou bolsões de entrega;
- distância d entre o CD e o bolsão de entrega;
- velocidades operacionais médias, sendo V1 no percurso entre o depósito e o bolsão e V2 o percurso dentro do bolsão;
- tempo de parada em cada cliente;
- tempo de ciclo (necessário para completar um roteiro e voltar ao depósito;
- freqüência das visitas;
- quantidade de mercadoria;
- densidade da carga;
- dimensões e morfologia das unidades transportadas;
- valor unitário;
- acondicionamento;
- grau de fragilidade;
- grau de periculosidade;
- compatibilidade entre produtos de natureza diversa;
- custo global.
clip_image005
Para os cálculos de aproximação de distâncias neste caso, o veículo parte do depósito carregado e percorre uma distância d até o início de uma área denominada bolsão de entrega conforme mostrado na figura acima. Para o cálculo da distância d , utilizamos a mesma fórmula do cálculo para distância do método “ um para um “ , tendo em vista que neste roteiro não ocorrerão entregas.
3.2.2.1) Aproximação da distância dentro do bolsão
Para o cálculo das entregas dentro do bolsão de entrega, muitos autores analisaram, por meio de simulação, uma série de roteiros, variando o número de clientes visitados e considerando uma distribuição aleatória de pontos dentro do bolsão, com forma e área variável. Se o roteiro foi estabelecido de forma ótima e o bolsão não tiver uma forma muito irregular, é possível estimar com razoável precisão a extensão média do roteiro através de uma fórmula simples :
L = k 0 x k 1 x A x n

clip_image006clip_image007clip_image008
onde L é a distância percorrida dentro do bolsão, em Km, k1 é a constante de correção mencionada anteriormente cujo valor varia entre 1,35 a 1,40, k 0 é uma constante valendo 0,765 , A é a área do bolsão em Km² e n é o número de clientes visitados dentro do bolsão.
Exemplo : Calcule a distância dentro de um bolsão de entrega cuja área é de 4 Km² , para um roteiro de 50 clientes a visitar, com k1 = 1,40.
Logo:
clip_image009

L = 0,765 x 1,40 x 4 x 50 = 15, 15 Km
ou seja, somando-se os percursos que ligam cada cliente ao próximo, o veículo percorrerá, em média, um total de aproximadamente 15,15 Km dentro do bolsão.
Outra forma de estimar extensão do roteiro dentro do bolsão é relaciona-la com a densidade δ (clientes por Km² ) na região analisada, que é dada pela fórmula :
clip_image010

Onde δ representa a densidade, n o número de clientes atendidos e A a área do bolsão. Fazendo a substituição e simplificando a fórmula da distância :
clip_image011

clip_image012L = k 0 x k1 x n
clip_image013

δ
clip_image014

No exemplo acima citado, δ = 50/4= 12,5 clientes por Km² . Colocando-se os valores na expressão acima encontra-se o mesmo valor para L = 15,15 Km.
3.2.2.2) Quilometragem mensal
clip_image015clip_image015[1]Suponhamos que o bolsão esteja situado a uma distância d do depósito, e seja visitado a cada Dt dias (Dt = 1 , para entregas diárias; Dt = 2, para entregas dia-sim, dia-não; Dt =7, para entregas semanais etc). Suponhamos, por outro lado, que o serviço opere 6 dias por semana, ou 26 dias por mês. Então, a quilometragem mensal do veículo, para atender o bolsão em questão, é dada por:
clip_image016

clip_image017clip_image006[1]clip_image017[1]KM = 26 X { 2 . K1. d + K0. K1. n }
clip_image008[1]clip_image018clip_image007[1]clip_image019 Dt
δ
clip_image020

A primeira parcela dentro dos parênteses representa a distância percorrida desde o depósito até o bolsão e vice –versa (se a distância de ida for igual a de volta). A segunda parcela nos parênteses representa o percurso total dentro do bolsão . O fator 26/Dt, por sua vez, representa o número médio de visitas mensais ao bolsão analisado.
3.2.2.3) Tempo necessário para completar um roteiro
O tempo de ciclo, isto é, o tempo decorrido desde a saída do veículo do CD, até seu retorno ao mesmo tempo, no fim do dia, é composto pelos seguintes elementos :
t 1 – tempo de percurso do CD ao bolsão;
t 2 – tempo de percurso dentro do bolsão;
t 3 – tempo de parada total, para fazer as entregas aos clientes;
t 4 - tempo de percurso de volta, desde o bolsão até o CD.
O primeiro e o último tempos são calculados de forma agregada, dividindo-se a distância percorrida pela velocidade média V1 e multiplicando o resultado por dois, quando a distância de ida e de volta forem as mesmas. É dada pela expressão :
clip_image021

clip_image022t1 + t 2 = 2 x K1 x d
V1
clip_image023

O tempo t 2 é estimado dividindo-se a distância percorrida dentro do bolsão, pela velocidade média V2 :
clip_image024

clip_image012[1]t 2 = k 0 x k1 x n
clip_image013[1]

V2 x δ
clip_image025

Finalmente, o tempo t 3, é estimado multiplicando-se o tempo médio de parada pelo número de clientes visitados, ou seja :
clip_image026

t 3 = n x tp
clip_image018[1]

60
clip_image027

onde tp é o tempo de parada expresso em minutos e t 3 em horas. O tempo de ciclo TC, expresso em horas, é igual à soma dos tempos t 1, t 2, t 3 e t 4.
clip_image028

TC = t 1 + t 2 + t 3 + t 4
clip_image029

3.2.2.4) Roteiro restrito pela capacidade útil do veículo
clip_image029[1]clip_image029[2]Admitamos que o veículo tenha uma capacidade útil W (medida em quilos) e o bolsão seja visitado diariamente (Dt = 1). Admitamos, também, que cada cliente receba, em média, q quilos de mercadoria em cada visita. Sendo n o número de clientes visitados num roteiro, o carregamento do veículo, ao sair do depósito no começo do dia, é igual a :
clip_image030

clip_image031Q = n x q

Então , o máximo número de visitas que o veículo pode realizar numa viagem, devido à restrição de capacidade, é obtido substituindo Q pela capacidade W do veículo na expressão acima, ficando :
clip_image032

clip_image017[2]n = W
q
clip_image033

Para definição das zonas de entrega, poderemos trabalhar também em função da densidade do bolsão. Se lembrarmos que a densidade é o número de clientes visitados no bolsão dividido pela área do bolsão, a expressão acima ficará :
clip_image034

clip_image035A = W
clip_image031[1] δ q
3.2.2.5) Roteiro restrito pela jornada diária de trabalho
Além de respeitar os limites físicos do veículo de distribuição, não podemos ultrapassar a jornada média de trabalho por dia, que é de 8 horas. Ou seja, o tempo de ciclo TC, dado pela expressão acima mencionada, não pode ultrapassar 8 horas por dia. Logo o número de clientes máximo que poderão ser visitados por dia em função do TC ficaria :
clip_image036

clip_image018[2]clip_image017[3]clip_image006[2]n = ( 8 – 2 K1 d) / ( K0 K1 + tp )
clip_image037clip_image008[2]clip_image017[4] V1 V2 δ 60
clip_image038

De forma análoga, para se obter a área máxima que o bolsão poderá ter para não ultrapassar o limite de trabalho será :
clip_image039

clip_image018[3]At = ( 8 – 2 K1 d) / [ δ x ( K0 K1 + tp ) ]
clip_image037[1]clip_image008[3]clip_image040clip_image017[5]clip_image018[4] V1 V2 δ 60
clip_image041

Produção da construção civil

O JORNAL
Após ter passado todo o ano de 2010 com forte aquecimento, a construção
civil registrou queda na produção pelo segundo mês consecutivo em
fevereiro, de acordo com sondagem do setor divulgada nesta sexta-feira (25)
pela Confederação Nacional da ...Leia mais
Veja todos os artigos sobre este tópico:

Construção civil recicla resíduos
Tribuna Catarinense
Em 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da
Resolução nº 307 estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para
a gestão dos resíduos da construção civil. Hoje, no Brasil, segundo as
estatísticas oficiais, dos mais de 5.500 ...Leia mais

Informe do dia: Salários dos trabalhadores da construção civil têm ...
O Dia Online
Rio - Os salários dos trabalhadores da construção civil têm crescido
abaixo da média registrada no Brasil. A conclusão é de uma pesquisa do
Centro de Políticas Sociais da FGV em parceria com o Instituto Votorantim.
De acordo com o estudo, ...leia mais

Construção civil em expansão
O São Gonçalo
O mercado de material de construção de São Gonçalo fatura, mensalmente,
R$ 21 milhões e está em expansão. Essa é a conclusão de uma pesquisa
feita por O SÃO GONÇALO com 617 donos de lojas das cerca de 700
existentes no município. ...leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL
Diário do Vale
Embora ainda não tenha sentido significativa mudança no quadro funcional
de trabalhadores - que há alguns anos se encontra em déficit no Sul
Fluminense -, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da
região teme que haja nos próximos meses e ...leia mais

A arquitetura que conta história
odiario.com
Com a grande expansão demográfica vivida em Maringá na década de 80,
saltando de 168 mil para 240 mil habitantes, a área da construção civil
pegou carona e também obteve aceleração, principalmente com a
construção de inúmeros prédios residenciais. ...leia mais

terça-feira, 22 de março de 2011

Cascola faz demonstrações de colagens extremas na Feicon Batimat 2011

Cascola faz demonstrações de colagens extremas na Feicon Batimat 2011


Cascola faz demonstrações de colagens extremas na Feicon Batimat 2011, leia em Manutenção & Suprimentos. E encontre produtos e serviços para a indústria.

www.manutencaoesuprimentos.com.br/.../3948-cascola-faz-de...

O balanço da Feicon Batimat 2011

A 19ª Feicon Batimat, Feira Internacional da Construção, terminou no dia 19 e teve como ponto alto o bom momento do mercado da construção e as perspectivas ...

www.reformafacil.com.br/o-balanco-da-feicon-batimat-2011

Seu Ambiente: Feicon e as novidades para a construção civil

Construir ou reformar uma casa exige aten ão 24 horas por parte do proprietário . São tantos detalhes que precisam ser levados em conta que muitas veze...

www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?Canal=aracatuba...


Profissionais de arquitetura e decoração inovam em projeto da Copa ...

Paranashop

Uma experiente equipe de profissionais composta pelos arquitetos Jayme Bernardo, Maurício Pinheiro Lima e Priscila Müller; pela decoradora Yara Mendes e pelo designer de interiores Marcos Soares, é responsável pelo projeto das cozinhas show e pela ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Paranashop



Obras da Copa do Mundo de 2014 podem trazer prejuízos para a sociedade

Portogente

Na segunda parte da entrevista concedida ao Portogente, o presidente da Regional São Paulo do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco-SP), José Roberto Bernasconi, fala sobre os erros cometidos pelo Poder Público do Brasil ao sediar os Jogos ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Portogente



Inscrições para 23ª edição do Concurso Opera Prima estão abertas

piniweb

Estão abertas as inscrições para a 23a edição do Concurso Opera Prima, promovido pelo departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) com o objetivo de premiar trabalhos finais de graduação em arquitetura e urbanismo apresentados no ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

piniweb



FGMF redesenha o restaurante Na Mata Café, em São Paulo

piniweb

O projeto é dos arquitetos do escritório Fortes, Gimenes e Marcondes Ferraz (FGMF), que priorizaram a ideia de criar uma unidade ao espaço. O restaurante e pista agora estão ligados, com uma mesma unidade visual. Todo o espaço recebeu uma repaginação. ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

piniweb



Artistas armam boicote ao novo Museu Guggenheim, em Abu Dhabi

piniweb

Projeto do arquiteto Frank Gehry, o museu será a quinta sede do museu no mundo, juntamente com Nova York, Veneza, Bilbao e Berlim. O novo Guggenheim ainda está em fase de fundações e já teve a data de inauguração adiada de 2013 para 2015, ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

piniweb



Começa hoje a Expo Revestir 2011: confira alguns dos lançamentos

Casa e Jardim

Voltada para profissionais da arquitetura e construção, a feira antecipa os lançamentos do ano, com expositores nacionais e internacionais. De acordo com os organizadores, algumas das tendências são os acabamentos mais sofisticados, como os esmaltes de ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »
v

Construção civil tem “pleno emprego”, diz sindicato

R7

Só 3 a cada 100 empregados da construção civil estão sem emprego no país atualmente. O número de pessoas com carteira assinada é o melhor já visto no setor e equivale ao que se chama de “pleno emprego” no mercado de trabalho, segundo o presidente do ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

MRV lidera na expansão de 26% da construção civil

DCI

Totalizou 67,5 milhões os metros quadrados construídos em 2010 a companhia MRV, especializada em construções habitacionais de baixa renda que foi a líder da construção civil. Com 349 obras em 2010, o que representa quase 6,8 milhões de metros quadrados ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

AINDA ESTE ANO Instituto da Construção e do Imobiliário nos Açores

A União

O Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI) espera inaugurar as suas instalações em Ponta Delgada, ainda este ano, o que permitirá melhorar as funções de inspecção no sector da construção civil. António Andrade, presidente do INCI, revelou hoje à ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Sociedade civil exortada a exigir consultas públicas

AngolaPress

Luanda – O ambientalista angolano José Silva advogou hoje (segunda-feira), em Luanda, a obrigatoriedade da realização de consultas públicas sobre impacto ambiental em qualquer obra de construção civil. Em declarações à Angop, disse que a consulta ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Ponte metálica sobre rio Lufefena permite repor trânsito automóvel

Jornal de Angola

A ponte metálica tem 47 metros de comprimento e vai ser instalada pela empresa de construção civil Monte Adriano. A ponte que agora ruiu levada pela força das enxurradas foi construída em 1957 e desde a sua construção nunca mais teve obras de ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Investimento diminui desperdício de água

Gazeta Digital

Com foco na redução do desperdício, a indústria da construção civil desenvolve produtos e métodos para conter o consumo desnecessário. Atualmente, com um investimento um pouco superior ao habitual, é possível ter ferramentas que combatem as perdas e ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Mercado da Construão Civil aquecido em São Carlos

Canal Rio Claro

Está difícil contratar profissionais”, relata o engenheiro civil Bruno Franceschi, diretor da Fortefix Construtora e Incorporadora. A expansão do setor pode ser comprovada no dado apresentado por Franceschi. Segundo ele, a Fortefix cresceu 400% somente ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

TRE-AP seleciona novos servidores

Diário do Pará

Graduados podem tentar o posto de analista judiciário nas áreas judiciária, administrativa e de apoio especializado (Análise de Sistemas, Engenharia Civil, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Contabilidade). As remunerações variam de R$ 3.993,09 a R$ ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Com 85 anos de idade, o director do Diário de Coimbra era d...

Campeão das Províncias

“Não vale a pena insistir”!, dizia o engenheiro electrotécnico ao engenheiro civil, alegando estar “em causa uma solução para o tratamento de resíduos industriais perigosos longe de ser a mais aconselhável”. Para o editorialista, “a razão do combate à ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

Confira a lista de concursos públicos da semana. São 4.330 vagas ...

Extra Online

... engenheiro ambiental; engenheiro civil, nas ares de estruturas/edificações, orçamento, hidrossanitário, pavimentação e planejamento físico de aeroportos; engenheiro de infraestrutura aeronáutica, engenheiro eletricista e engenheiro eletrônico. ...

Veja todos os artigos sobre este tópico »

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sika realiza evento para apresentar a nova tecnologia de proteção passiva contra o fogo.

Sika® Unitherm® agora no Brasil

clip_image002

A Sika, líder mundial em impermeabilizantes, apresenta para o mercado brasileiro o Sika® Unitherm® uma tecnologia de ponta de proteção passiva conta o fogo com aplicabilidade em diversos tipos de materiais.

A composição final do Sika® Unitherm® é resultado de mais de quarenta anos depesquisa desenvolvidas pela Sika em todo o mundo, o que tornou a tecnologia internacionalmente reconhecida e considerada parte integrante do sistema de segurança em aeroportos, teatros, edifícios governamentais e outros tipos de edificações.

O princípio do funcionamento é a transformação do revestimento através da energia térmica do fogo. As chamas reagem com o produto provocando sua expansão e criando uma camada micro-porosa de espuma (com cerca de 1 centímetro de espessura) que isola a estrutura do calor e previne a fadiga das composições à base de aço.

Também é recomendado para a proteção de sistemas de cabeamento elétrico.

Devido a ação intensa do fogo, as construções à base de aço podem perder a sua força estrutural após apenas alguns minutos de exposição às altas temperaturas.

A aplicação do Sika® Unitherm® retarda a elevação da temperatura, crítica de 500 graus centígrados, permitindo um ganho de tempo e assegurando que as instalações possam ser evacuadas, além de possibilitar que a equipe da brigada de incêndio tenha mais tempo para

combater o fogo, reduzindo os danos causados a edificação.

Palestra para profissionais da área

Para apresentar o novo produto, a Sika realiza no próximo dia 22, terça-feira, a palestra técnica “Proteção Passiva contra incêndio”. Poderão participar profissionais de engenharia,

consultores, especificadores, arquitetos e calculistas. Neste encontro, profissionais do ramo irão falar sobre o tema, dando ao público um amplo leque de informações fundamentais para quem atua no ramo da construção.

O engenheiro Fábio Domingos Pannoni, PhD - Consultor técnico Gerdau Aços Longos fará a primeira palestra “ Situações de Incêndio”.

O Major Adilson Antonio da Silva - Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – vai explicar, em detalhes, a Instrução Técnico 08.

Finalizando, o Eng. Michel Haddad, Coordenador Técnico da Sika Brasil fará a apresentação sobre os Sistemas de Proteção Passiva contra Incêndio, Tintas Intumescentes e sobre oSistema Sika Unitherm.

Local: SECOVI – Espaço Millenium

Rua Dr. Bacelar,1043 – Vila Mariana

Horário: 19h30 às 21h30

Inscrições : marketing@sikabr.com

Ana Moretto

 

Pesquisar este blog